Barra

sábado, 14 de março de 2015

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE TEOLOGIA

Por Alex Sandro


Muitas pessoas não querem estudar teologia porque acham desnecessário e para isso se baseiam no Evangelho de Marcos 13, 11, que diz:
(NVI) "... não fiquem preocupados com o que vão dizer... pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito Santo."
Isso é uma promessa de assistência especial em tempos de necessidade e não uma desculpa para não se aprofundar no estudo da Palavra de Deus. Pois Jesus disse em Lucas 6,41:
(NVI) "Por quê você repara o cisco que está no olho do seu irmão e não conta da viga que está no seu próprio olho?"
Precisamos corrigir os nossos próprios erros e resolver os nossos próprios problemas antes de tentar corrigir erros ou problemas nos outros, ou seja, precisamos ter uma sólida formação na palavra de Deus para podermos ajudar os irmãos que necessitam de nós. Se a nossa formação for deficitária, o que é que estaremos pregando para o povo, não seremos cegos guiando outros cegos? Por isso é preciso estudar. Vejamos, a título de ilustração a opinião de uma cidadã:
"Hoje pela manhã, vinha eu a caminho do meu trabalho, trafegando pela Av. Guarapiranga e escutando a rádio Transamérica FM e ouvi um comentário que me indignou. O locutor dizia: "Para ser um professor você precisa de um diploma, para ser um engenheiro você precisa de um diploma, para ser um Gari você precisa de um diploma mas para ser um vereador, prefeito, governador ou até presidente, você não precisa de nenhum estudo para isso". JULIA BRITO
Publicado no site: http://professorajulia.clickblog.com.br/
Acesso em 29/01/2007.
A autora do texto está dizendo que até para ser gari (claro que não desmerecendo a atividade profissional de ninguém, o que não é o nosso objetivo aqui), é necessário estudar, quanto mais um pastor, um padre, um pregador, tem de se preparar.
A Palavra de Deus fala em I Cor 12,1, que:
"Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes."
Cada cristão também recebe um dom da Graça em particular para o benefício da Igreja.
O magistério, a arte de ensinar (e também de aprender) faz parte do plano de Deus para a sua Igreja. Deus não quer ver ninguém ignorante, por isto existe o professor.
Deus, através dos nossos educadores nos ensinou tantas coisas bonitas. Pense bem, nos ensinou a falar, a andar, a ler e a escrever, a adora-lo, a participar da vida da igreja e também quer que seus filhos aprendam melhor a sua Palavra.
Que bonito que é a Igreja que promove estudos bíblicos para o povo de Deus ou mesmo que mantém a Escola Bíblica Dominical, onde crianças, adolescentes e adultos tem o privilégio de conhecer melhor a Palavra de Deus. Mas para ensinar toda essa gente há a necessidade do professor, da sua dedicação, do seu amor, do seu empenho. E quantas vezes não reconhecemos o grande papel que o professor exerce.
Nós temos um interessante exemplo no Antigo Testamento em relação ao ensino. Em Neemias 8,7-8, temos:
(NVI) "Os levitas... instruíram o povo na Lei... Leram o Livro de Deus, interpretando-o e explicando-o a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido."
As pessoas que ensinam têm grande responsabilidade de expor o correto para quem está aprendendo. Veja, que os levitas provavelmente perguntavam e respondiam às perguntas levantadas pelo povo, de forma a não haver dúvidas quanto a real interpretação da Lei,e nem a possibilidade do aparecimento de falsa doutrina em função de um equívoco de entendimento da Palavra.
O grande líder que os hebreus tiveram quando do retorno da Babilônia, foi Esdras. Em Esdras 7, 5b-6, diz:
(ARA) "...este Esdras subiu da Babilônia. Ele era escriba versado na Lei de Moisés, dada pelo Senhor, Deus de Israel."
Nem no cativeiro a Palavra de Deus deixou de ser estudada. Como ouvinte e praticante da Palavra, além de escriba, mestre na Lei de Deus, o objetivo de Esdras era ensinar outros a fazerem o mesmo, ou seja, a se aprimorar na Palavra de Deus, conforme Tiago1, 22, que diz:
(NVI) "Sejam praticantes da Palavra e não apenas ouvintes, enganado a si mesmo."
Também não basta nós termos excelentes professores, pastores, padres, etc.., que nos ensina e nós não colocamos em prática o ensinamento obtido. A salvação leva ao serviço. É auto- ilusão acreditar que o objetivo de Deus para aquele que vai a Igreja é somente ouvir a Palavra ao invés de experimentar uma transformação de vida que resulte no ministério. Em resumo, o verdadeiro ouvir da Palavra leva forçosamente a ação piedosa.
Por isso recebemos diretamente de Jesus a Grande Comissão, Evangelho de Mateus 28, 19-20, que diz:
"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos."
Uma ordem direta de Jesus é para ensinarmos a Palavra, o Evangelho a todas as pessoas de todas as nações, mas para isso é necessário que nos preparemos muito bem primeiro através do estudo.
 
Autor do Artigo: Marcelo Sebastião Tonelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário