Por Alex Sandro
12 de Abril de 2015
TEXTO
ÁUREO
"E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e
deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem."
(Lc 2.7)
VERDADE
PRÁTICA
Deus revelou seu amor à
humanidade ao enviar a este mundo
o seu filho Jesus.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda - Lc 1.55
Deus é fiel e
cumpre as suas promessas
Terça - Lc 1.41
Deus revitaliza as
profecias a respeito do Messias
Quarta - Lc 4.18; 6.20
Deus revela-se aos
carentes e necessitados
Quinta - Lc 2.11
Deus revela a
realeza do Messias para toda a humanidade
Sexta - Lc 2.25,26
Deus revela-se aos
piedosos e às minorias
Sábado - Lc 2.36-38
Deus revela-se aos
humildes e contritos de coração
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Lucas 2.1-7
1 - E aconteceu,
naqueles dias, que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o
mundo se alistasse.
2 - (Este primeiro
alistamento foi feito sendo Cirênio governador da Síria.)
3 - E todos iam
alistar-se, cada um à sua própria cidade.
4 - E subiu da
Galileia também José, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de Davi chamada
Belém (porque era da casa e família de Davi),
5 - a fim de
alistar-se com Maria, sua mulher, que estava grávida.
6 - E aconteceu que,
estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.
7 - E deu à luz o
seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura,
porque não havia lugar para eles na estalagem.
OBJETIVO
GERAL
Mostrar que a vinda de Jesus Cristo ao mundo é uma prova do amor de
Deus.
HINOS SUGERIDOS: 169, 184, 185 da Harpa Cristã
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve
atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os
seus respectivos subtópicos.
1.
Apresentar o nascimento de Jesus no contexto profético.
2.
Conhecer como se deu o anúncio do nascimento de Jesus segundo Lucas.
3.
Explicar o porquê de o nascimento de Jesus ter ocorrido entre os pobres.
4.
Mostrar o nascimento de Jesus dentro do judaísmo.
INTERAGINDO
COM O PROFESSOR
Na lição de hoje estudaremos a respeito do nascimento do Filho de
Deus.
É importante lembrar que quando Jesus veio ao mundo, a Palestina estava
debaixo do jugo do Império Romano. César Augusto era o imperador. Os
imperadores romanos eram vistos por todos como um deus. Porém, o Rei dos reis
em breve nasceria. Jesus nasceu em um lugar simples, em um estábulo. Seu berço
não foi de ouro, foi uma simples manjedoura. Ele abriu mão de toda a sua
glória para vir ao mundo salvar todos os perdidos. Jesus veio revelar-se aos
piedosos e às minorias.
O decreto de César Augusto de que todos teriam que se alistar a
princípio parece algo ruim para José e Maria, mas na verdade é uma prova de que
Deus controla a história. Tudo contribuiu para que as profecias se cumprissem e
o Filho de Deus nascesse em Belém (Mq 5.2).
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Lucas narra o nascimento de Jesus, situando-o no contexto das profecias
bíblicas e do judaísmo dos seus dias. O "silêncio profético", que já
durava quatrocentos anos, foi rompido pelas manifestações divinas na Judeia. A
plenitude dos tempos havia chegado e o Messias agora seria revelado!
O nascimento de Jesus significava boas novas de alegria para todo o
povo. Os pobres e os piedosos seriam os primeiros a receberem a notícia.
Dessa forma, Deus mostrava que a salvação, por Ele provida, alcançaria a todos
os homens.
I - O NASCIMENTO DE JESUS NO CONTEXTO PROFÉTICO
1. Poesia e profecia. No relato do nascimento de Jesus há
duas belíssimas poesias conhecidas na teologia cristã como Magnificat de Maria,
a mãe de Jesus, e o Benedictus de Zacarias, o sacerdote (Lc 1.46-55,67-79).
Esses cânticos são de natureza profética e como tal contextualizam o nascimento
de Cristo dentro das promessas de Deus a seu povo. Maria, por exemplo, diz que,
ao nascer Jesus, Deus estava se lembrando das promessas feitas a Abraão (Lc 1.55).
Por outro lado, Zacarias afirma da mesma forma que tal visitação era o
cumprimento do que Deus havia prometido na antiguidade aos profetas (Lc 1.70).
O nascimento de Jesus não se tratava, portanto, de um evento sem nexo com a
história bíblica. Foi um fato que aconteceu na plenitude dos tempos e
testemunhou o cumprimento das promessade Deus (Gl 4.4).
2. A restauração do Espírito profético. Já observamos
que, na teologia lucana, o Espírito Santo ocupa um lugar especial. Encontramos
17 referências ao Espírito Santo no terceiro Evangelho e 54 no livro de Atos
dos Apóstolos. Isso é significativo se levarmos em conta que Mateus fala apenas
12 vezes no Espírito Santo e Marcos 6. Lucas focaliza o revestimento do
Espírito, mostrando que o dom profético, silenciado no período Interbíblico,
foi revivificado com a vinda do Messias. Não é à toa que a maioria das
referências ao Espírito, nesse Evangelho, ocorra nos dois primeiros capítulos
que relatam o nascimento de Jesus (Lc 1.41,67; 2.25-27).
PONTO
CENTRAL
Jesus veio ao mundo como um de nós para salvar os perdidos.
Na plenitude dos tempos, Jesus veio ao mundo. Ele é o Messias
SÍNTESE
DO TÓPICO I
O nascimento de Jesus se deu na plenitude dos tempos, cumprindo todas as
profecias bíblicas.
SUBSÍDIO
HISTÓRICO
"O censo consistia no alistamento obrigatório dos cidadãos no
recenseamento, o que servia de base de cálculo para os impostos. Quirino era
governador do Império legado pela Síria, em d.C., mas este pode ter sido seu
segundo mandato. Além disso, Lucas fala do censo que trouxe José e Maria a
Belém como um prote (que provavelmente signifique, aqui, 'o anterior' e não o
'primeiro'). Assim, o ano de nascimento de Cristo continua a ser objeto de
debate" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia. 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2005, p. 653).
CONHEÇA
MAIS
*O local de nascimento do Salvador
"Jesus nasceu em Belém, ao sul de Jerusalém, mas passou a infância
e juventude em Nazaré, cidade próxima ao mar da Galileia, no norte. Belém, o
lugar onde Jesus nasceu, é hoje uma região em conflito." Para conhecer
mais leia Guia Cristão de Leitura da Bíblia, CPAD, p. 21.
II - O ANÚNCIO DO NASCIMENTO DE JESUS
1. Zacarias e Izabel. Em sua narrativa dos fatos que
precederam o anúncio do nascimento de Jesus, Lucas diz que o sacerdote Zacarias
havia entrado no "templo para ofertar incenso" (Lc 1.9). A queima do
incenso fazia parte do ritual do Templo e ocorria no período da manhã e à tarde
(Êx 30.1-8; 1 Rs 7.48-50). Foi durante um desses turnos que um anjo de Deus
apareceu a Zacarias para informar-lhe que a sua oração havia sido ouvida pelo
Senhor e que a sua mulher, embora já não fosse mais fértil, geraria um menino,
cujo nome seria João (Lc 1.13). João, o Batista, nasceu para ser o precursor do
Messias, anunciando a sua missão. Ele seria a "Voz do que clama no
deserto" e precederia o Senhor, preparando o seu caminho (Lc 3.4,5).
2. José e Maria. Cerca de seis meses após o anúncio do
nascimento de João, o Batista, o anjo Gabriel é enviado a Nazaré, lugar onde moravam
José e sua noiva, Maria. Ela era uma virgem e estava noiva de José. O anúncio
de que ela geraria um filho, sem que para isso fosse necessário haver
intercurso sexual, deixou-a apreensiva (Lc 1.34). O anjo informa-lhe que
desceria sobre ela o Espírito Santo e o poder de Deus a envolveria com a sua
sombra (Lc 1.35). Aqui está o milagre da encarnação - O Filho de Deus
fazendo-se carne, a fim de que, através desse grande mistério, possamos
alcançar a salvação (Jo 1.1,14).
SÍNTESE
DO TÓPICO II
O anjo Gabriel anunciou a Maria o nascimento do Filho de Deus.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO
Professor, converse com os alunos explicando que jamais devemos adorar a
Maria, todavia, não podemos deixar de reconhecer seu valor. Afinal, ela foi
escolhida para ser mãe do Filho de Deus. Esta escolha está certamente baseada
num caráter de especial dignidade. Sua pureza, humildade e ternura são um
exemplo para todos os crentes que desejam agradar a Deus (Adaptado de:
PEARLMAN, Myer. Lucas: O Evangelho do Homem Perfeito. 1.ed. Rio de Janeiro:
CPAD, 1995, p. 27).
No anúncio do nascimento de Jesus, um anjo do Senhor é enviado
especialmente aos camponeses pobres que pastoreavam os seus rebanhos no
campo.
III – O NASCIMENTO DE JESUS E OS CAMPONESES
1. A nobreza dos pobres. É um fato de fácil constatação
o destaque que os pobres recebem no Evangelho de Lucas. Quando deu início ao
seu ministério, Jesus o fez dizendo as seguintes palavras: "O Espírito do
Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres" (Lc
4.18). Os pobres faziam parte das bem-aventuranças de Jesus (Lc 6.20).
Pobres são os carentes tanto de bens materiais como espirituais. No anúncio do
nascimento de Jesus, um anjo do Senhor é enviado especialmente aos camponeses
pobres que pastoreavam os seus rebanhos no campo. Jesus veio para todos,
independente da condição social. O Filho de Deus dedicou total atenção as
minorias do seu tempo: as mulheres, crianças, gentios, leprosos, etc. Ele
chegou a ser chamado de amigo de publicanos e pecadores, pois estava sempre
perto dos mais necessitados. Como Igreja do Senhor, temos atendido os
desvalidos em suas necessidades? Será que temos seguido o exemplo do Salvador?
Como "sal" da terra e "luz" do mundo precisamos revelar
Cristo aos carentes e necessitados, pois eles conhecerão o amor de Cristo
mediante as nossas ações.
2. A realeza do Messias. A mensagem angélica anunciada aos
pastores que se encontravam no campo era que havia nascido na "cidade de
Davi, [...] o Salvador, que é Cristo, o Senhor" (Lc 2.11). Lucas lembra o
fato de que Cristo nasceu em Belém, cidade de Davi, cumprindo dessa forma a
profecia bíblica (Mq 5.2). Mas o Messias não apenas nasce em Belém, cidade de
Davi, Ele também possui realeza porque é da descendência de Davi, como
atesta a sua árvore genealógica (Lc 3.23-38). Mas não era só isso. Lucas também
detalha como o anjo de Deus falou da realeza do Messias aos camponeses! Ele é o
Salvador, o Cristo, o Senhor (Lc 2.11). Essas palavras proferidas pelo anjo,
além de mostrar a realeza do Messias, destacam também a sua divindade. Jesus é
Deus feito homem!
Lucas lembra o fato de que Cristo nasceu em Belém, cidade de Davi,
cumprindo dessa forma a profecia bíblica.
SÍNTESE
DO TÓPICO III
Os pastores que estavam no campo foram os primeiros a saber que o Filho
de Deus havia nascido.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO
Professor, antes de iniciar a explicação do tópico, faça a seguinte
indagação: “Por que os pastores foram os primeiros a saber do nascimento do
Messias?” “Por que os sacerdotes e escribas não foram os primeiros a
saber?” Ouça os alunos e incentive a participação de todos. Explique que
os pastores faziam parte de uma classe social bem simples. Eles eram pobres. As
Boas-Novas de salvação não foram anunciadas primeiro aos poderosos e nobres,
mas aos humildes, pobres, a pessoas comuns do povo, mostrando que Cristo veio
ao mundo para todos.
IV - O NASCIMENTO DE JESUS E O JUDAÍSMO
1. Judeus piedosos. Lucas mostra que o nascimento de Jesus aconteceu
sob o judaísmo piedoso. Ele ocorre dentro do contexto daqueles que alimentavam
a esperança messiânica. São pessoas piedosas que aguardavam o Messias e, quando
Ele se revelou, elas prontamente o reconheceram. Primeiramente, Lucas
cita Zacarias, um sacerdote piedoso e sua esposa, Isabel. A Escritura sublinha
que ambos eram justos diante de Deus e viviam irrepreensivelmente nos preceitos
e mandamentos do Senhor (Lc 1.6). Lucas apresenta também Simeão, outro judeu
piedoso de Jerusalém, e que esperava a consolação de Israel. A ele foi
revelado, pelo Espírito Santo, que não morreria antes que visse o Messias (Lc
2.25,26). Da mesma forma a profetisa Ana, uma viúva piedosa, que continuamente
orava a Deus e jejuava. Quando viu o menino Jesus, deu graças a Deus por Ele e
falava da sua missão messiânica (Lc 2.36-38).
2. Rituais sagrados. Lucas coloca o cristianismo dentro do
contexto do judaísmo e não como uma seita derivada deste. Como qualquer judeu
de seu tempo, Jesus se submete aos rituais da religião judaica (Lc 2.21-24).
Como Homem Perfeito, Ele cumpriu toda a lei de Moisés.
SÍNTESE
DO TÓPICO IV
José e Maria, como pais piedosos, seguiram todos os rituais do judaísmo
no nascimento de Jesus.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
"A legislação sobre o parto" (2.21-24). O texto em Levítico
12.1-5 registra o compromisso materno de oferecer um sacrifício para o ritual
de purificação após o nascimento da criança. Foi para dar cumprimento a esse
dispositivo legal do Antigo Testamento que a família se dirigiu ao Templo (veja
também Lv 12.6-8)" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia. 1. ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 653).
"Lucas descreveu como o Filho de Deus entrou na História. Jesus
viveu de forma exemplar, foi o Homem Perfeito. Depois de um ministério
perfeito, Ele se entregou como sacrifício perfeito pelos nossos pecados, para
que pudéssemos ser salvos.
Jesus é o nosso Líder e Salvador perfeito. Ele oferece perdão a todos
aqueles que o aceitam como Senhor de suas vidas e creem que aquilo que Ele diz
é a verdade" (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, p.
1337).
CONCLUSÃO
Já observamos que Lucas procura situar o nascimento de Jesus dento do
contexto histórico. Dessa forma ele dá detalhes sobre fatos da história
universal mostrando que Deus foi, é e continuará sendo Senhor da História.
É dentro dessa história que se cumpre as profecias. O Messias prometido,
diferentemente do Messias esperado pelos judeus, nasce em uma manjedoura e não
em um palácio.
Os pobres, e não os ricos, são os convidados a participar do seu natal.
A lógica do Reino de Deus se manifesta oposta à do reino dos homens. Todos
aqueles que se sentem carentes e necessitados são convidados a participarem
dele.
PARA
REFLETIR
Sobre os ensinos do Evangelho de Lucas, responda:
De que forma devem
ser entendidos os cânticos de Zacarias e Maria?
Eles devem ser
entendidos como sendo de natureza profética. Esses cânticos contextualizam o
nascimento de Cristo dentro das promessas de Deus ao seu povo.
Como era o
relacionamento de José e Maria antes da anunciação angélica?
Eles eram
noivos.
De que forma a
lição conceitua os pobres?
Os pobres são os
carentes tanto de bens materiais como espirituais.
De acordo com a
lição, qual o propósito de Lucas mostrar Jesus cumprindo rituais judaicos?
Lucas deseja
mostrar que Jesus, como Homem Perfeito, se submeteu e cumpriu os rituais
judaicos, tendo, com isso, cumprido a Lei.
Dentro de que
contexto Lucas procura situar o nascimento de Jesus?
Lucas procura
situar o nascimento de Jesus dentro do contexto histórico.
CONSULTE
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 62, p. 38.
Você encontrará mais subsídios para enriquecer a lição.
SUGESTÃO
DE LEITURA
Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento
Esta obra fornecerá uma profusão de informações para seu próprio
enriquecimento e para benefício daqueles que perguntam: "O que significa
isto?"
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Ele foi acusado de quase tudo
- quebrar a Lei, se embriagar, e de ser o próprio Diabo. Ele era tão
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